Uma rápida história sobre “End of the Century”, quinto álbum de estúdio dos Ramones

Após o lançamento do filme Rock ‘n’ Roll High School (protagonizado pelos integrantes da banda) e do conceituado álbum ao vivo It’s Alive, os Ramones se aproximaram do produtor Phil Spector (Beatles, Beach Boys, entre outros), que assumiu a tarefa de conduzir o próximo LP do grupo.

Seria a primeira experiência verdadeiramente profissional de Joey, Johnny, Dee e Marky, que até então só gravavam discos como se fossem ao vivo.

Tudo começou em 1 de maio de 1979. Aos poucos, o perfeccionismo imposto por Spector começou a irritar o guitarrista Johnny, que chegou a repetir 50 takes da faixa “Rock ‘n’ Roll High School”. Mas talvez o mais perseguido pelo novo produtor tenha sido o baixista Dee Dee, que viu boa parte de seus arranjos excluídos do resultado final das gravações, que passaram por cinco estúdios diferentes (Gold Star, Excalibur, Devanshire, Salty Dog e Original Sounds).

Apesar da experiência traumática, End of the Century foi bem recebido pela crítica, que captou a técnica de Phil Spector nas novas canções dos Ramones.

O disco alcançou a 44ª posição das paradas musicais dos EUA (cravando o 14º lugar no Reino Unido). Destaque para o single “I Love You”, número 8 no Top 10 britânico, se tornando o maior sucesso comercial do grupo até o momento.

Foi a primeira e única parceria entre os Ramones e Phil Spector, que ganhou as prateleiras no dia 4 de fevereiro de 1980. Abaixo, você fica com a íntegra disco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s